Veja como realizar a consulta do seu resultado Enem 2018

Resultado Enem 2018 – Quanta angústia, quanta ansiedade, não é mesmo? Esse dia que não chega nunca! Até pode ser que pela correção do gabarito do Enem 2018, você já tenha alguma noção da sua nota, mas o problema é que vai depender da nota dos outros candidatos para saber se você conseguiu entrar ou não para alguma universidade.

Talvez você já tenha percebido que todo o processo do Enem é pela internet, através do site oficial do Inep e as informações sobre o resultado não é diferente. Ele também é disponibilizado no site e por isso é tão importante você estar sempre atento.

Quando digo atento, não estou falando somente de ficar volta e meia acessando o site mas fique “ligado” às notícias da TV, aos jornais e uma outra ideia é conversar com seus amigos. Tenha só mais um pouquinho de paciência que logo saberá suas notas.

CONFIRA O RESULTADO ENEM 2018

Resultado Enem 2018

Como eu já te falei, os estudantes ficam bastante ansiosos porque querem saber logo se as notas que tiveram, vão dar ou não para conseguir uma vaga. Tirando como base os anos anteriores, geralmente o Enem resultado é divulgado no começo do ano seguinte ao que o Enem foi realizado.

Para você ter uma ideia, o resultado do Enem 2017 saiu na segunda quinzena de janeiro, logo, o resultado do Enem 2018 sairá em janeiro de 2019. Preste bastante atenção aos noticiários da TV ou fique sempre acessando o site do Inep e com certeza você terá todas as informações que está procurando.

No site você vai encontrar todo o cronograma de datas, com fazer o simulado Enem, prazo de inscrições, as datas das provas, o local de prova, a divulgação do gabarito e o mais importante, a divulgação do resultado.

COMO CONSULTAR O RESULTADO?

Então, o resultado Enem será divulgado no site oficial do Inep Enem 2018 e para você poder consultar, basta entrar com seu CPF e sua senha. Você será direcionado para uma página e você poderá ver todas as notas em cada disciplina.

Para saber a sua média, é só dividir todos os pontos pela quantidade de matérias. Você faz assim: 5 notas das 5 provas + nota Enem redação = Nota. Você pega essa nota final e divide por 5, ficou fácil de entender?

De repente, como já passou um certo tempo e talvez você agora esteja mais relaxado que pode acontecer de ter esquecido a senha. Mas não se preocupe! No próprio site, tem uma opção para recuperar sua senha. E em poucos minutos, você poderá acessar novamente.

O QUE FAZER COM O RESULTADO?

Vamos agora para a parte que você tem esperado há tanto tempo! Aquela média que você fez lá em cima é que você vai usar para o Sisu, o ProUni e Fies. Só assim você saberá se conseguiu uma bolsa para alguma universidade.

Vou te explicar um pouquinho melhor:

  • Sisu: Com a sua média, você pode escolher entre 2 cursos;
  • Prouni: Através de sua nota é que você pode conseguir uma bolsa em uma universidade particular. E funciona da mesma forma que o Sisu, tem que ver qual é a nota de corte;
  • Fies: Através do Fies (Financiamento Estudantil) você pode solicitar um financiamento para cursar em uma universidade privada. Uma dica é você acessar o site oficial do Fies e verificar a disponibilidade de vagas.

Uma dúvida que muitos estudantes têm é: Será que a média que eu obtive vai dar para se inscrever naquele curso? A resposta é bem simples, você tem que prestar bastante atenção qual é a nota de corte para um determinado curso e ver se a sua se encaixa aí ou não. Isso vai depender também da quantidade de candidatos por vaga porque alguns cursos são bem mais disputados que outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Resultado Enem 2018Finalmente, o resultado 2018 Enem chegou! E agora é só ver, é claro dependendo das suas notas, se conseguiu aquela vaga tão desejada. Tenho certeza que esse ano deve ter sido bem difícil, quantas noites mal dormidas, quantos finais de semana debruçado sobre os livros, mas pense que não é somente você que passou por isso. Milhares de estudantes estão passando e passaram pelas mesmas coisas.

Vou te dizer uma coisa que aconteceu comigo: Acordava no meio da noite pensando no resultado Enem e ficava pensando, será que vai dar? A partir do momento que relaxei e tive consciência de quanto eu batalhei, consegui ter calma para esperar o resultado. E no fim deu tudo certo!

(Visited 3 times, 1 visits today)

Deixe um comentário